quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Uma Casa (Mais do que) Branca

Uma Casa (mais do que) Branca. Ela também é mais do que nunca de negros, brancos, hispânicos, indígenas, homossexuais, heterosexuais... . Nas palavras de Obama o que estava intalado na garganta daqueles que acreditavam na igualdade de oportunidades que a América poderia oferecer, mesmo naqueles momentos em que a discriminação racial era considerada "legal": "Se alguém aí ainda dúvida de que os Estados Unidos são um lugar onde tudo é possível, que ainda se pergunta se o sonho de nossos fundadores continua vivo em nossos tempos, que ainda questiona a força de nossa democracia, esta noite é sua resposta."

Sem me alonagar muito, os norte-americanos dão provas de que abraçaram o slogan Change.

O momento exige comemoração mas sabemos que os desafios do futuro presidente serão muitos. Guerra do Iraque e a crise econômica são apenas parte dos desafios que Barack Obama terá de lidar daqui alguns meses.

Mas como disse Lula em uma mensagem enviada por fax à Obama , "Vossa Excelência soube transmitir visão de futuro, capacidade de liderança e a certeza de que a esperança é mais forte do que o medo."

Ps: Frase meio manjada por essas bandas. O discurso bem parecido com aquele da "esperança que vence o medo " de alguns anos atrás quando Lula se elegeu pela primeira vez.

Nenhum comentário: