segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Disputa nos estados



Olá,

Vai aí um post preguiçoso, mas informativo. Na foto da esquerda, vemos os estados onde cada candidato está ganhando e onde os eleitores ainda se mantém indefinidos (independentes). A disputa, como se pode perceber, é acirrada e, de acordo com o The Economist, "McCain precisa de 55% dos votos independentes e 15% dos votos democratas para vencer a eleição". O republicano, porém, já pode comemorar os efeitos positivos de sua nova chapa, visto que pela primeira vez assumiu a liderança nas pesquisas (Folha) pela disputa à Casa Branca. Embora esses números não signifiquem muita coisa (como explica Idelber), dada a complexidade do sistema eleitoral americano e a história eleitoral desse país (o último último candidato a ser eleito com mais de 50% dos votos foi Bush pai, em 1988, com 53,4%), eles revelam que a aposta de McCain foi acertada - e justificam a colocação dessa foto da direita aqui.
Novamente sobre a foto dos estados, as pesquisas nesses locais ainda indecisos (cerca de 15) são as únicas que realmente importam. Enquanto nos estados costeiros (como Califórnia e Nova Iorque) Obama é o favorito - os democratas sempre são, aliás, favoritos nessas regiões, segundo Rodrigo Cerqueira - nos estados centrais McCain é o principal candidato.

Levando-se em consideração que cada candidato já entra com 40% na disputa presidencial, é mais do que correto afirmar que ambos têm chance e que o próximo presidente americano será eleito com uma margem pequena de vantagem em relação a seu adversário.

Nenhum comentário: